O epitáfio do Jailbreak

AppStore sempre será o meu legado

Graças ao jailbreak que hoje temos a AppStore, a famosa loja online de aplicativo que superou recordes de downloads, que propiciou o surgimento de hábitos inéditos na sociedade e os novos negócios bilionários como Uber, Booking e tantos outros.

E que raios é o jailbreak? A Wikipedia explica, o “Jailbreak é um processo que permite aparelhos com o sistema iOS (iPhone, iPod Touch e iPad) execute aplicativos não-autorizados pela fabricante Apple.” Em outros dizeres é um hack que permite a instalação de aplicativos e funções no iPhone, sem a autorização da Apple.

No começo da era dos smartphones, há muito tempo, havia apenas o iOS e o iPhone não oferecia nenhum aplicativo que não fossem os nativos. A Apple não permitia a instalação de absolutamente nada e tampouco oferecia apps além dos básicos.

Alguns hackers e aficionados vislumbraram a possibilidade de fazer com que os seus aparelhos telefônicos da Maçã fizessem bem mais que o previsto pela Apple e fomentaram um mercado não oficial de apps. O jailbreak permitia a liberdade do usurário!

A primeira e mais tradicional loja de apps lançada foi a Cydia. Nessa vendinha se encontra de tudo, desde customizações a sofisticados apps de gravação de chamada e bloqueio de ligações com diversas funcionalidades. Entretanto, grandes representantes da geração jailbreak tem demonstrado que essa era hippie digital pode ter chegado ao fim. Um dos responsáveis pelos primeiros jailbreaks, Nicholas Allegra afirmou que acha que neste ponto que as coisas estão, o jailbreak basicamente morreu.

De acordo com o Saurik, o criador da primeira loja de apps do mundo, eis as razões para a morte do jailbreak: Teriam sido basicamente quatro fatores: 1) A Apple incrementou maciçamente tornando mais difícil o jailbreak; 2) quando um hacker encontra uma vulnerabilidade ele a vende por pelo menos um milhão de dólares; 3) assim, a nata dos hacker estão ocupados em empregos de alto padrão salarial; 4) a última, que é a nossa mais relevante, o jailbreak pode tornar o seu sistema operacional muito vulnerável.

Hoje em dia é bem raro ver alguém que saiba o significado da palavra, mais ainda encontrar alguém que esteja disposta a expor o seu sistema a vulnerabilidades. O jailbreak é cada vez mais uma história. E você o que acha do jailbreak?

 

 

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s