Apple, Montblanc e a massificação do luxo

Ao perambularmos pelas alas chiques de shopping centers, muitas vezes caminhamos bem próximos das vitrines de lojas da Montblanc. O interior delas é sempre elegante, os seus vendedores bem vestidos e os preços, esses caros. O que contemplamos com os olhos ávidos e com o prazer tátil é um resultado de pelo menos 100 anos de tradição. Toda essa atmosfera estimula uma sensação de desejo. E quanto aos artefatos da Apple?

Em um canto não muito distante encontramos as lojas da Apple, estas  estão sempre abarrotadas de gente, com uma disposição de espaço simples, sem luxos, a não ser o preço dos produtos, a suntuosidade de uma boa parte das edificações. Enquanto a marca alemã se originou de caneta tinteiro, a outra nasceu de caixas com circuitos. O tempo é relativo e a evolução tecnológica nos últimos 20 anos foi bem maior na computação que para as canetas, com mais de um século de idade.

A Maçã vende não apenas a concepção do amanhã, mas também sofisticação e elegância, a Monte Branco por sua vez vende acima de tudo uma imagem. Entre essas duas marcas existem similaridades, o primor compartilhado pela qualidade, um atendimento diferenciado. O que as distancia é que uma está presa explicitamente ao segmento de luxo. A gigante da tecnologia está no Monte Olimpo, mas estende os braços até lá embaixo para cativar todos os consumidores, não apenas os de maior renda.

Cupertino adota um discurso popular, há um investimento em publicidade de massa onde se estimula a compra de produtos com programas de trocas, venda de produtos refurbished e descontos para estudantes. Não se  engane, são artigos caros, um aparato requintado de uma ficção científica. Entretanto, o lucro é usado não somente para engordar os acionistas, mas é direcionado diretamente na própria mola inovadora da empresa. A Mont Blanc elitiza o luxo num terreno conservador e sem grandes avanços e a Apple massifica o luxo para criar o futuro.

Quais são as suas considerações sobre a Montblanc e a Apple?

 

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s