A Apple estaria tentando comprar a ex gigante dos smartphones

Fluiu uma fofoca essa semana de que a Apple estaria dando investidas para comprar a BlackBerry, cujo nome já foi RIM, (Research in Motion)!

A empresa canadense foi outrora uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo. Ela foi notoriamente conhecida pelos seus seguros aparelhos, uma espécie de Volvo dos celulares, e pelo seu eficiente e popular mensageiro chamado BBM. Esse serviço de mensagens foi febre e não foram poucas as pessoas que procuraram um Berry pra poder conversar com seus amigos que tinham o BBM.

O BBM foi sem dúvidas o predecessor das mensagens instantâneas em dispositivos móveis usando uma solução inovadora, que deixou o SMS de celular algo obsoleto. Em uma de suas decisões fatais, os idealizadores desse serviço optaram por mantê-lo exclusivo para proprietários de Blackberrys… Mais tarde eles perceberam o erro e abriram o mensageiro para todas as plataformas, mas foi tarde demais… WhatsApp, IMessage e outros já haviam se consolidado no vácuo do BBM.

Com o advento do iPhone o segmento de dispositivos móveis sofreu uma profunda transfiguração, e o pessoal da Berry insistiu em nadar contra a maré até que no final naufragaram. Uma das teclas na qual eles insistiram foi o uso do teclado físico, em um mundo que não os queria mais, irônico… Hoje o bote salva-vidas da empresa que a mantém flutuando são as patentes e outros “tesouros”.

Essa riqueza da ex-RIM é evidentemente cobiçada por todos, e a Apple está tão preocupada com a situação da sua rival que a intenção primordial parece ser a de comprar a canadense enquanto tudo ainda não foi por água abaixo, o que poderia tornar o processo um pouco mais complexo.

Não se menciona valores, e a conduta da Apple não é apenas por nobreza, pois enquanto uns esperam tudo desmoronar para iniciar o saque, enquanto a Apple raciocina com a objetividade de fazer isso sem os obstáculos e dificuldades de uma empresa falida ou em recuperação judicial.

Os observadores anotam que um dos pontos nevrálgicos dessa suposta aquisição teria como mira os contratos corporativos e governamentais. Esse é um filão que a Apple está buscando faz tempo, e essa teria sido uma das razões da aliança com a IBM, ex rival, que motivou a Apple no passado numa verdadeira “Guerra Santa”.

Se esse negócio vier a se concretizar, poderemos dizer que a Nokia foi engolida pela Microsoft e a BlackBerry virou torta de maçã. Em outras palavras o setor de informática teria assimilado quase por completo o de fabricantes de telefonia móvel.

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s