Vitrola de ouro

Se diz por aí que iPhone é uma ostentação. Talvez isso seja verdade para alguns casos. Sobre isso pairam controvérsias, no entanto poucos vão negar a jactância contida no Apple Watch Edition.

O relógio inteligente da Apple, além do tamanho e pulseiras será oferecido em três opções de materiais, alumínio anodizado, aço inoxidável e ouro, este último foi nomeado de Apple Watch Edition. Essa versão oferece um modelo com ouro ou ouro rosa 18 quilates, além de outros pequenos detalhes. Esse mostrador de horas deixaria até o Rei Midas com inveja. O hipotético incomodo da figura mitológica não é nada se comparado à balbúrdia dos fabricantes de relógios tradicionais, e das respectivas marcas de luxo.

O preço do relógio de ouro da Apple pode alcançar 17 mil dólares, será o objeto tecnológico mais nababesco até então existente, esse sim será “o luxo e poder”.

Entretanto, apesar da algazarra desse novo lançamento, cheio de pompa, Cupertino está embarcando numa aventura complicada. A tecnologia dificilmente combina com o luxo, pois ela é passageira e o luxo é pra ser eterno. Os utensílios tecnológicos perdem o valor rapidamente, estão sempre sendo ultrapassados e substituídos por soluções mais modernas. No que tange esse mercado de eletrônicos, a velocidade dessas transformações é inconcebível.

Um Rolex fabricado em um ano pouco muda nos anos seguintes. No caso do relógio da Apple, em três anos o modelo vai estar obsoleto em relação ao atual. A indústria automobilística padece e se beneficia de uma estagnação tecnológica semelhante, bem como outros nichos específicos de luxo, bolsas, canetas, roupas.

Outro desafio é a inexperiência da Maçã no mercado de luxo. Certamente a vinda de Angela Arendt, ex CEO da Burberry serviu para encorajar a Apple, mas será que vai ser o suficiente.

Quem quer comprar uma vitrola de ouro?

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