Um ideia vale bilhão, na AppStore vale sim

O título poderia soar exagerado, mas descreve com precisão a fórmula da riqueza advinda da AppStore. E assim como dinheiro, ideia não tem cheiro, pode vir de qualquer lugar. Citemos como exemplo um pessoal lá da Finlândia, terra do imortal Mika Waltari, que teve uma das suas obras transplantada para as telas de cinema, O Egípcio.

Em 2003 três estudantes do departamento de tecnologia da Universidade de Helsinki participam de uma competição de criação de joguinhos e assim resolvem criar a empresa Relude, mais tarde mudam o nome do empreendimento para Rovio.

Em dezembro de 2009 a companhia cria o seu 56º game, um puzzle misturado com estilingue e ação, cujos personagens são passarinhos coloridos e porcos verdes, o nome dado ao app é Angry Birds. O resto da história a maioria já sabe. A Rovio faturou em 2013 U$ 113 milhões de dólares tão somente com merchandise e licenciamento.

A façanha tenta ser repetida todos os dias por desenvolvedores ao redor do mundo. E se não fosse o tormento de loucura furiosa do sucesso que afligiu o jovem programador vietnamita, que retirou o seu game da AppStore no auge do sucesso e nunca mais o colocou de volta, muitos poderiam ter apostado no meteórico sucesso viral do Flappy Bird, que ainda hoje tem clones sendo multiplicados não apenas nas lojas da Apple Store, mas também na Google Play e na do Windows.

Foi dado destaque nessa segunda-feira para um app chamado Mr. Jump, de acordo com a fonte da notícia este game teria batido a casa dos 5 milhões de downloads em apenas 4 dias após o seu lançamento na AppStore. O feito é digno de menção. Nós resolvemos verificar os méritos desse sucesso e o baixamos. A conclusão é que ele não é dos melhores, mas a sua simplicidade e escalada de dificuldade podem viciar.

Trata-se de um jogo no estilo runner, o jogador controla um personagem que deve correr pulando obstáculos, uma fórmula batida, de diversos outros games, gênero aliás que está saturado. O destaque fica por conta da jogabilidade. A ideia desse game não é tão original, mas sem perceber você está jogando-o repetidas vezes.

O game é de graça, mas com banners de propaganda. Caso queira a versão “clean” é necessário pagar.

Fonte: techcrunch

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