A Apple é processada pelos 16GB

Pois então, tanto criticamos a existência de iPhones 6 e iPhones 6 Plus com capacidade de armazenamento de 16GB… Eis que surge uma consequência de ordem prática, melhor dizendo de ordem legal, que talvez estimule a Maçã a aposentar de vez esse volume medíocre de dados.

Começou a tramitação de um processo judicial que quer se adequar aos moldes de uma ação coletiva cujo ponto nevrálgico é o grande volume disponível necessário para instalar o iOS 8, notadamente em aparelhos que armazenam tão somente 16GB. Interessante notar quem em países como o Brasil não seria possível uma ação nesse rito, movida por um particular, numa corte federal e com efeito erga omnes, os efeitos da decisão atingirá a todos, mesmo não sendo partes neste processo.

A discussão nos tribunais deve abarcar também o volume usado de fábrica com aplicativos nativos e de sistema; falta de informações claras ao consumidor e prática comercial desleal em relação a existência do iCloud, que seria um estratagema de má fé da Apple para ganhar dinheiro com o baixo armazenamento dos modelos de 16GB.

Existe um bom direito nessa luta em ambos os lados. O debate está dentro de parâmetros subjetivos, pois caberá alguém arbitrar qual seria a porcentagem ideal de espaço livre de fábrica para um dispositivo. Não existe ainda uma regra definida e saibam que dentro da competição os iPhones da Apple deixam um pouco mais de espaço livre de fábrica que outros smartphones.

Chega a ser um pouco desleal um consumidor ter um device de 16GB onde 10GB estão ocupados com o sistema operacional. O assunto merece uma reflexão e vai muito além da prática da Apple com os novos iPhones e o seus modelos de entrada. Houve inúmeros casos de usuários com dificuldades de atualizar os seus aparelhos com a vinda do iOS 8 e tudo leva a crer que isso pode se repetir ainda mais nos próximos iOS, este é um problema relevante.

A dica é:

NÃO COMPRE IPHONES COM 16GB!

Fontes: Silicon Beat, BGR, 9toMac e The Verge

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s