MacBook Pro Retina ou MacBook Air

Quem está comprando um MacBook pela primeira vez, ou saindo de um modelo antigo, geralmente se depara com a seguinte dúvida: qual Mac portátil comprar, o MacBook Pro Retina ou o MacBook Air. Eis o nosso posicionamento sobre estes dois modelos:

Mantendo a tradição de adiantar as respostas: escolha o MacBook Pro Retina! Sem dúvida!

Para ter um parâmetro de comparação, usaremos como referência o MacBook Pro Retina e o MacBook Air, ambos com 13 polegadas e com os respectivos preços de entrada.

A distinção mais perceptível entre ambos os equipamentos é a incrível espessura do Air, mais fino que um lápis, de uma magreza de dar inveja a qualquer top model. A segunda vantagem deste modelo é a sua autonomia de bateria, são 12 horas de puro amor, funcionalidade e eficiência. A terceira característica marcante é a sua leveza, algo estilo balé Bolshoi, O Quebra-Nozes.

Um conjunto assim é uma dádiva para qualquer pessoa que gosta de viajar, pois o portátil em comento é muito fino, leve e rápido. É possível segurá-lo apenas com os dedos.

O tormento da dúvida só aumentou depois de ler o parágrafo acima? Pois bem, o modelo Retina é mais parrudo em todos os aspectos, é um irmão mais esbelto, que se nutriu melhor, com uma dieta melhor balanceada de componentes.

O Retina é 1 cm mais alto que o Air e apenas 220 gramas mais pesado.

Agora pasme, o Retina é menos largo, 1,1 cm a menos, e tem uma espessura 3,5 cm menor que a do Air, porém a bateria dura 9 horas. Esse Mac é vigoroso, prático e “resistente”. A mobilidade é razoável, é possível segurá-lo facilmente apenas com uma mão.

Acompanhe a seguir porque o Retina leva vantagem no Air:

Resolução da tela Retina

A resolução da imagem é incomparável, são 2560 por 1600 pixels de resolução nativa contra 1440 por 900 pixels do Air. Jamais se aproxime de uma tela retina, senão corre o risco de achar ruim tudo que tiver resolução inferior, é literalmente a maçã que expulsou Eva e Adão do paraíso. A qualidade da imagem enriquece a experiência de usuário em todos os níveis de usabilidade. Este computador projeta imagens numa qualidade esplendorosa.

Potência

O Retina usa um i5 2,6GHz dual-core, 8GB de RAM, Intel Iris Graphics contra um i5 1,4GHz dual-core, 4GB de RAM e uma Intel HD Graphics 5000. Até por isso e pela tela maior a duração de bateria do primeiro é inferior a do segundo. Evidente que os modelos mais recentes poderão variar em relação ao post, mas o Air sempre será menos possante.

Temperatura

O Retina conta com um excelente sistema de dissipação do calor, com duas ventoinhas inteligentes, o Air não tem nenhuma e pode esquentar bastante, apesar dos engenheiros bradarem aos quatro ventos que foi uma obra prima de projeto por terem conseguido dispensar ventoinhas…!

Teclado iluminado

Essa é uma frescura que só vai encontrada no Retina… Pra compensar o Air tem uma linha de design quase triangular.

Impressões

O Air é simplesmente extraordinário, pelo tamanho. A pessoa ao usar um Air pode achar que está usando um iPad com teclado, ou talvez seja algo ainda mais fino, o que interessa é que o Air é sensacional. Como a Apple conseguiu adensar tanto hardware numa “cartolina”?! O Retina convencional não causa toda essa exaltação, mas pra compensar esse fato, pode ter certeza que ninguém cansa de contemplar a qualidade de cada sílaba digitada ou lida nesta máquina, qualquer tarefa, por mais simplória que seja, é enriquecida pela sua robustez de imagem e processamento.

Preço e Revenda

A diferença entre estes dois artefatos da tecnologia é de U$ 300,00. Vale a pena pagar mais 300 dólares? Se você tiver essa quantia disponível, sim vale a pena. A tela de retina pode parecer para alguns uma benfeitoria inexpressiva, mas a tendência é que esta resolução de imagem se torne o padrão, então mais tarde o Air poderá desvalorizar mais que o Retina numa revenda.

Conclusão

O Air é delicado demais, e a diferença de preço é pequena, se comparada ao grau de satisfação advinda do modelo Retina. Nem todos podem concordar, mas quem se importa com qualidade de imagem não deve titubear e escolher o Retina. Para os outros, que não se importam com tela ou potência, estes podem optar pelo Air.

Ainda está na dúvida vá em uma loja e confira de perto, veja por qual mais te apetece.

Anúncios

2 comentários sobre “MacBook Pro Retina ou MacBook Air

  1. O Mac Book Retina é lindo, leve e charmoso, principalmente o dourado. Li que som ele era melhor do que o do Mac Book Air. Não concordo, ambos são sofríveis. Tenho essa novidade da Apple há pouco mais de três semanas, mas tenho uma grande queixa: ESQUENTA MUITO! Se ele ficar no meu colo muito tempo, fecho ele e vou trabalhar com o meu Mac Book Air 13″. Por enquanto, é o que tenho a comentar

    • Você comprou o novo modelo da Apple, o MacBook de 12 polegadas, que seria uma fusão entre o MacBook Pro Retina e o MacBook Air. Sobre a beleza, eu já li que foi o “note” mais bonito até hoje lançado. Muito bom saber sobre essa questão do calor e acerca da qualidade sonora. Obrigado pelo comentário.

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s