O poder do Apple Pay

Esse texto foi escrito muito antes do lançamento do iPhone 6 / Plus e do Apple Pay, mas a leitura ainda é bem atual. Ele é longo, mas vale a pena:

“Se você ler os rumores, verá todos os tipos de produtos e cenários imaginários a respeito da próxima novidade da Apple. Todos esses rumores são muitos divertidos. Já ouvimos as especulações sobre uma TV de tela grande, a tagarelice sobre um iWatch, ou algum tipo de wearable vindo de Cupertino.

Ambos são considerados “café pequeno” em comparação com o terceiro item: um sistema de pagamento móvel que concorre diretamente com o PayPal e a maioria dos sistemas já estabelecidos até hoje. Há muita especulação sobre um cartão de crédito da Apple em sites como Seeking Alpha, um site que parece preocupado com todas as coisas sobre a Apple, preços, finanças e até estoque.

Aqui estão as estatísticas interessantes que chamaram minha atenção: com 575 milhões de contas ativas, a Apple tem mais carteiras digitas do que qualquer outra entidade financeira. 575 milhões de contas é 1.37 x o número total de MasterCards emitidos em todo o mundo, 3.5 x o número de titulares de cartão só nos EUA, 5 x o número de cartões no PayPal e 3.4 x o número de cartões na Amazon.

Com os serviços de pagamentos móveis globais chegando a atingir a casa de 1 trilhão de dólares até 2017, de acordo com um relatório da IDC. A Apple possui um enorme pedaço desse mercado. Esta especulação só foi desencadeada porque aparentemente algumas novas patentes de e-commerce e pagamentos foram desarquivadas pela empresa. Nos bastidores do PayPal, essa deve ser a fofoca mais comentada. Na verdade, o PayPal adoraria ter uma parceria com Apple ou até mesmo ser parte do processo.

Essa parceria poderia ser vista como “dar uma mordida no fruto proibido”, seja qual for o caso, se tudo realmente funcionar, alguns analistas vêem o PayPal um pouco mais perto do fundo de crédito da Apple de US $60 bilhões, que é substancial. Assim a Apple agora se tornaria uma empresa de serviços financeiros e um banco, bem como um fabricante e um criador de tendências.

Será que isso é exatamente o tipo de coisa que Tim Cook pode vir a anunciar só pra ver a excitação da Comunidade Apple? Depois de todo esse tempo, Cook é visto mais como um apparatchik corporativo (é um termo coloquial russo que designa um funcionário em tempo integral do Partido Comunista da União Soviética) sem inspiração que é completamente desconectado do universo do usuário médio de Apple. Implantar um sistema de pagamento móvel e um cartão de crédito da Apple é exatamente o oposto de uma idéia excitante, e não importa o quanto a idéia seja boa para os acionistas da Apple.

Em primeiro lugar, a Apple faz a maior parte de suas receitas de vendas em suas lojas de varejo. Gerir uma empresa de Finanças para lidar com todas as transações trará mais lucros, mas e se as lojas não continuarem a atrair clientes, e se elas não tiverem produtos novos e legais para mostrar? Dessa forma, esta é uma aposta arriscada para se continuar a obter lucros. Atualmente a Apple pode comprar todos os frutos do paraíso. Talvez até mesmo considere uma fusão ou aquisição, embora os frutos do mercado das empresas de cartão de crédito sejam grandes demais até mesmo para a Apple engolir.

Se ela fizer isso, ainda vai ter de lhe dar com os desafios de como tornar essa sala de frutas interessante. Pessoalmente, não vejo como ela vai fazer isso. Vai ser algo terrivelmente maçante. Tudo que a Apple não necessita é a reputação de uma empresa chata de finanças. O que vai vir logo em seguida? Qual será o próximo negócio? Seguros?”

Texto de Bruno Abreu via Comentários do Blog do iPhone

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s