Apple e o grafeno

O blog MacRumors publicou um post acerca do grafeno (graphene) e a batalha silenciosa da Apple e da Samsung para “dominá-lo”. O grafeno é encontrado de forma abundante no grafite.  Isso mesmo, o lápis e o próprio grafite de lapiseira são compostos de grafeno. Estudos indicam que esse material pode ser usado para melhorar o aproveitamento das baterias, armazenamento de informações, condutor de energia e dados, entre outras diversas utilidades. Um grupo de cientistas recebeu o prêmio Nobel em decorrência de estudos sobre o grafeno.

grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, a grafite, os nanotubos de carbono efulerenos. O grafeno de alta qualidade é muito forte, leve, quase transparente, um excelente condutor de calor eeletricidade. É o material mais forte já demonstrado, consistindo em uma folha plana de átomos de carbonodensamente compactados em uma grade de duas dimensões. Fonte: Wikipedia

Como dito anteriormente, por ser um excelente condutor as aplicações desse material são vastas e podem dar um enorme empuxo aos avanços tecnológicos. Entretanto, as pesquisas demonstram também a grande dificuldade de “frear o efeito condutor” do grafeno, os estudiosos ainda não sabem ainda como exercer pleno controle desse processo.

Dizem os rumores que a Samsung  já estaria supostamente à frente da Apple, detendo muito mais patentes. Isso não significa que a Apple não tenha despertado seu interesse no material, ao contrário, a Maçã tem pesquisado diversos usos para o grafeno e uma dessas utilidades seria novo tipo de bateria. Em tese, o grafeno poderia proporcionar baterias que recarregam mais rapidamente e de muita durabilidade. O The Guardian publicou uma matéria sobre esse tema. 

A revolução que o grafeno pode causar caso suas propriedades sejam dominadas é inimaginável. No caso das baterias, basta imaginar que o seu iPhone, ou MacBook, mesmo com 5000 ciclos de recarga ainda estará conseguindo reter a mesma carga de energia de quando ainda era recém saído da caixa!

Por enquanto são muitas especulações, todavia vale a pena conferir esse video bem interessante sobre o material:

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s