Siri com Português em 2014 no iOS 8?! Atualizado 4 vezes

How can I help you? “Pra começar, aprenda a falar o português!!!”

Ilustres Leitora e Leitor, certamente você está ansioso e curioso sobre a Siri em português. As previsões deste post não estavam tão erradas. Depositamos nossa fé para isso acontecer futuramente em alguma atualização do iOS 8, ou sem falta no iOS 9.0. E aconteceu, a Siri está entendendo o Português do Brasil na versão do iOS 8.3. Atualize logo o seu iOS. O Português de Portugal, Angola, Moçambique e Timor ainda não contam com o suporte da Siri, infelizmente.

___________________________________________________________________________________________________

Há tempos, foi registrado num blog, por um leitor supostamente chamado “João Silva”, alguns comentários bem instigantes a respeito do mito da Siri em português. De acordo com ele a Siri vem ainda esse ano com o iOS 8.0 na língua “brasileira” e lusitana.  O comentário pode ser nada, mas poder tudo!

Blog do iPhone

“ATENÇÃO: Acredite quem quiser. Não estou a escrever isto para ganhar fama. Só vou GARANTIR A TODOS que a Siri em Português sai este ano de 2014 com a nova versão do iOS (sendo lançada ainda antes da Gold Master para developers). Não estou a mentir e todos vão ficar de boca aberta quando virem! Está FANTÁSTICA! O tempo todo de preparação tem muito boas razões. Vão valer que valeu bem a pena. Beijos e abraços”

Ao ser questionado sobre o que havia escrito ele respondeu:

Olá Krikaoli.
De fato eu não falo português tantas vezes quantas as que eu queria e fico perdendo um pouco do “feeling” do idioma – são muitos anos sem comunicar a maioria dos tempos com as pessoas…
O idioma Português, especialmente o de Portugal, é um idioma extremamente rico em questão de pronúncia e correção linguística. As pessoas já tentaram questionar a razão de ter demorado tanto tempo a fabricar Siri em Português? Não é falta de tempo ou dinheiro ou recursos ou meios… nada disso (muitas pessoas falam sem pensar).
É necessária uma investigação funda, sendo que dois países falam o mesmo idioma e porém Portugal ser um país pequeno, as diferenças de norte a sul já são muitas, portanto, claro que no Brasil, um país muito mais dimensão, é difícil ajustar os sotaques dentro do próprio país.
Siri virá com uma precisão fantástica de pronúncia do feedback oral e também na interpretação do utilizador, virá com bastante perceção do que está sendo dito.
A expressão “Em que posso te ajudar?” foi a forma que o departamento de localização da Apple usou para traduzir “What can I help you with?”. 
Abraço.”

Pelo manejo das palavras é de se supor que esse leitor seja um português (ou alguém usando um tradutor) , e ou que esteja há algum tempo morando em um local diverso de seu país de origem (caso seja português) utilizando muito mais uma língua estrangeira que a sua nativa. E o Sherlock Holmes ainda poderia supor que ele tem conhecimento próximo sobre o assunto, “elementar meu caro Watson”.

There is more!

Após uma rotineira, quase mensal, busca no google sobre o assunto, eis o que surge nos resultados: um blog que conta a história de uma pessoa que entrou num processo seletivo “para trabalhar no desenvolvimento do Siri para português-BR”

Débora, profissional que se candidatou para trabalhar para a o desenvolvimento da Siri em português brasileiro

A matéria naquele blog, escrita pela própria candidata, Débora Bossois, em 18 de fevereiro de 2014, é focada no longo processo de seleção para trabalhar na Apple, a Siri ficou como um mero detalhe. Isso não passaria batido para muitos usuários brasileiros de iPhone que estão desanimados com tanta espera. TechCult

“Bom, eu também passei pelo processo de seleção da Apple (SPOILER: não fui contratada). Mas o meu caso foi bem diferente do apresentado pelo colega. Resumidamente, foram 14 (quatorze!) entrevistas por telefone, de 30 minutos cada, todas em inglês (à exceção de uma), em que eu conversava com diferentes profissionais de Cupertino. A vaga era para trabalhar no desenvolvimento do Siri para português-BR, lá na sede.

“Por exemplo: [depois do papo inicial e padrão] o programador me perguntava sobre Linux, estrutura de dados, linguagens de programação… O engenheiro de linguagem natural me questionava sobre expressão regular, regras de estruturação de linguagem, diferenciais do português… O gerente, por sua vez, pedia que eu relatasse situações de pressão com as quais eu já tive que lidar. E por aí vai.”

Juntando todas as diversas peças encontradas ao longo dos anos, códigos sobre a Siri em português em iOS antigos, manuais, Nuance e tantos outros rumores pelo menos algo fica concreto: a Apple não esqueceu da Siri em português.

Brasileiros, portugueses, Timorenses e africanos podem começar a contagem regressiva, pois as chances da Siri em português são realmente altas. Basta analisar todas as pistas deixadas em conjunto com o destaque internacional que o Brasil ganha em 2014 com a Copa do Mundo e em 2016 com as Olimpíadas do Rio de Janeiro, loja da Apple no Rio, em São Paulo, Nuance… etc.

O que acham? Enquanto esse momento não vem, quem quiser apoiar o movimento, basta berrar la no Twitter, #MakeSiriSpeakPortuguese

Anúncios

Um comentário sobre “Siri com Português em 2014 no iOS 8?! Atualizado 4 vezes

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s