Capitão América, Apple e House of Cards

O título pode pode parecer estranho, o que o herói em quadrinhos tem a ver com a Apple? E o que tudo isso tem a ver com o seriado House of Cards? A resposta é: tem tudo a ver.

O Capitão América pode encontrar as keynotes do Steve Jobs facilmente na internet

Listinha do Capitão América das coisas mais importantes que ele perdeu nos últimos 50 anos – Steve Jobs

Capitão América pode não ter um pedaço do seu escudo mordido, mas ele guarda uma relação com a maçã. Senão vejamos, o valente soldado da liberdade é a personificação dos Estados Unidos num herói em quadrinhos, enquanto a Apple personifica o talento tecnológico da América do Norte, “Made in California”, e o House of Cards traduz o jogo do poder, também daquele país, por intermédio do Francis, Frank para os íntimos.

Esses três elementos tem em comum o culto às origens, ambas as películas se passam em Washington DC… Esqueça tudo que foi escrito até aqui, isso não tem nada a ver mesmo! O que nos interessa é que a Apple conseguiu “um senhor destaque” no recente filme “Homem América 2” e na série House of Cards.

Muitos devem ter notado que não é incomum vermos nas telas filmes e séries usando e abusando de produtos Apple, no mínimo como artigo de decoração dos cenários. No House of Cards, se eles pudessem usavam até abajur da Apple. É tanto iPhone que sobra aparelhos até para os figurantes. A fartura é tanta que o Francis já mergulhou um na água e ainda prometeu comprar outro, cumpriu, diferente dos nossos políticos brasileiros.

No filme do Capitão América 2 o próprio visita uma Apple Store e é atendido por um genius!

A dúvida que sempre ficou ricocheteando na cabeça, a Apple paga por essas “propagandas”?

Existia um mito que não. Após buscar respostas notei que esse assunto já é pauta passada nos blogs internacionais, e parece que a Apple nega qualquer pagamento, mas restou provável que apesar de não custear de forma direta o marketing, ela tem uma política de ceder gratuitamente produtos para serem exibidos pelos filmes e shows, pelo menos no House of Cards parece funcionar assim.

É compreensível que seja tão comum o uso de produtos Apple nas telonas, pois eles tem um design sofisticado, elegante e são objetos de desejo.  A confiança naquela marca é usada pra transferir status aos personagens de produções cinematográficas, uma coisa pega carona na outra. É claro que nem todos gozam dessa “ajudinha” da Apple, mas mesmo assim não são poucos os que enfeitam o set com os produtos dela.

Quem duvida que o valor da marca não agrega ao camarote? 😉

O poder da marca – alguém edita e coloca um logo da Apple na cabeça do Francis, por gentileza

Anúncios

Um comentário sobre “Capitão América, Apple e House of Cards

  1. Pingback: House of Cards promove jogo indie | Comentários do Mundo Apple

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s